A Falerística Contributo para uma Bibliografia

A Falerística Contributo para uma Bibliografia

José Vicente Pinheiro de Melo de Bragança

EditorACADEMIA FALERÍSTICA DE PORTUGAL
Data de publicaçãoLisboa, Dezembro de 2021
FormatoBrochado
Páginas218, com ilustração a cores
ISBN978-989-53441-0-9

PREÇO: 19,38€ + portes de correio

Compre em LULU

SINOPSE

A ausência de publicações básicas sobre falerística levou a Academia a publicar esta Bibliografia que pretende ser um contributo para orientar os neófitos e, em geral, os que se interessam pela matéria e para encorajar futuras investigações.

O estudo pretende dar um contributo para a discussão sobre a definição e o objecto do termo Falerística e das suas relações com ciências auxiliares da História afins, bem como abordar questões conceptuais e terminológicas, tais como a do termo condecorações.

Antecedendo a Bibliografia, o estudo começa por discutir a origem da expressão “Falerística” e a relação desta disciplina com a Numismática, da qual deriva como uma ciência autónoma que tem por objecto o estudo das condecorações, termo este cujos múltiplos significados são analisados. Para a definição do objecto da Falerística analisa-se a sua relação com a Numismática, a Medalhística, a Emblemática e o Direito Premial e a recente aceitação generalizada do termo.

No Cap. II, abordam-se os antecedentes dos estudos de Falerística em Portugal mormente com a obra de Manuel Bernardo Lopes Fernandes, publicada em 1861, e os estudos de José Leite de Vasconcelos, de Arthur Lamas, e do Coronel Henrique de Campos Ferreira Lima e, já na segunda metade do século XX, os trabalhos do numismata Pedro Batalha Reis, do Contra-Almirante Alfredo Mota e do Prof. Doutor Carlos Ary dos Santos.

De seguida, passa-se em revista a Falerística na actualidade, desde a última década do século passado, mormente após a fundação da Academia Falerística de Portugal em 2008, com uma breve descrição das suas actividades com realce para as suas publicações, exposições e a organização de Encontros e Colóquios Internacionais.

Finalmente, o Cap. III com a Bibliografia de Falerística Portuguesa ou Relacionada com Portugal organizada em 8 rubricas: I – Obras Temáticas; II – Obras Gerais (que inclui trabalhos de referência ou de natureza genérica sobre ordens, medalhas ou condecorações, abordando a sua história e/ou aspectos de natureza falerística e de sociologia social. Insignias e Heráldica); III – História (que inclui trabalhos de História sobre ordens, medalhas, condecorações e militaria relacionados com Portugal, contendo referências sobre Falerística. História de Arte // Joalharia // Ourivesaria e Iconografia); IV – Anuários / Listas de Agraciados; V – Catálogos (Museus, Colecções e Exposições); VI – Catálogos de Leilões; VII – Legislação, Estatutos e Regulamentos; VIII – Publicações